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12 dicas para ajudar a planejar sua loja online

Por Atacadão Dia a Dia em 12 de abr em Comerciantes

Já pensou em abrir uma loja própria?

Se a resposta for sim, decidiu o que vai vender?

Caso a resposta seja positiva para ambas as perguntas, é momento de pensar no nome ideal.

Apesar de parecer algo simples, este é um dos passos mais importantes do processo. Sem sombra de dúvidas, você quer que sua loja seja lembrada pelos clientes, né?

Cá entre nós: um nome difícil não ajuda em nada.

Agora é hora de definir o nome do domínio e a hospedagem do site. Aqui vale uma dica: todo site precisa de um endereço cativante.

Siga nossa página no Instagram e fique por dentro de ofertas especiais.

Mais uma vez: converse com seu público a partir do nome.

E você, já quis ou pretende abrir um negócio virtual? Confira abaixo 12 dicas para ajudar a planejar sua loja online.

1º Pesquisa de mercado

O que seus potenciais clientes estão buscando ou mesmo comprando? Quais produtos você deve investir mais? Como está a minha concorrência?

Essas são perguntas-chave antes de entrar no mercado. O objetivo é entregar o que as pessoas realmente querem consumir, independente de preço.

2º Alinhe produtos e ideias

Pense em algo novo e inédito.

O que vai atrair o potencial cliente para seu site? Seu produto é único ou vende em alguma loja física?

Dê aos usuários uma razão para comprarem de você. Use e abuse da sua criatividade e explore diferentes tipos de produtos e mercados.

3º Venda algo que você acredita e compraria sem medo

Bom, se você vai vender algo, isso significa que você acredita naquilo que está vendendo.

Vale refletir os seguintes pontos: você se preocupa com o mercado ou produto? Quer trabalhar neste segmento por mais de cinco anos? Tem experiência? Busque o diferencial acima de tudo.

4º Valide sua ideia 

Existem vários meios para validar uma ideia, portanto, busque aquele que melhor se encaixar ao negócio.

  • Lista dos produtos mais vendidos na Amazon
  • Monitore avaliações negativas da concorrência
  • Realize pesquisa de palavras-chave

5º Crie um protótipo

Protótipo é a primeira versão do seu produto e não precisa ser perfeita. Basicamente, ele dá vida à ideia que temos em mente. Lembre-se: não é a versão final.

Essa versão “teste” precisa ir para as mãos de pessoas reais. Estimule o máximo de feedbacks que puder, principalmente se o produto vir a precisar de mudanças antes do lançamento.

6º Avalie fornecimento e fabricação de produto

Existem vários fabricantes espalhados pelo mundo, por isso o ideal é escolher uma empresa conhecida.

Dê preferência aos fabricantes locais: eles são mais acessíveis e não exigem longo prazo para entrega. Depois que tudo estiver dando certo, é hora de investir em um fabricante maior e reduzir os custos de produção.

7º Montagem

Voltamos ao passo que falamos no início do texto: domínio e hospedagem.

Opte pelo plano de hospedagem premium ou business de 12 meses ou mais, onde um tenha domínio grátis. O Hostinger, por exemplo, oferece dois serviços em uma compra única.

8º Invista no marketing

Primeiramente, certifique-se de que seu site esteja funcionando perfeitamente. Não adianta atrair pessoas para algo feio ou tecnicamente ruim.

As estratégias vão de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser desde uma landing page de lançamento até o uso profissional e inteligente das redes sociais, dessa forma você atrai tráfego orgânico para seu site.

Divulgue nas redes sociais, crie um desconto especial para potenciais clientes, além de enviar sua lista por e-mail informando que a loja está funcionando.

Invista em publicidade!

9º Fidelize clientes

Trate seus clientes como ouro. Afinal, eles são responsáveis por fazer seu negócio dar certo ou muito errado. Relacionamento com o cliente é lei!

10º Equipe de suporte

Esteja preparado para responder as perguntas dos clientes, atualizações de status de pedido e detalhes de envio; além das críticas, sugestões e reclamações.

11º Defina sua política de devolução

Reserve um tempo para definir sua política de devolução. Ela precisa ser clara, detalhada e prática, de modo que os clientes esclareçam suas dúvidas sem dificuldade.

12º Planeje-se para o sucesso

O sucesso só será possível se houver carinho e atenção ainda na etapa do planejamento. Sim, trata-se de um processo lento e que requer bastante atenção, mas se você espera boas vendas e fluxo contínuo, é preciso investir desde início.

 

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