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7 dicas para não perder o foco e manter a dieta em dia

Por Atacadão Dia a Dia em 19 de jan em Dicas

Todo ano a história se repete: planejamos adotar um estilo de vida mais saudável e sem perder o foco.

A questão aqui é — você realmente sabe o que fazer para alcançar essa meta?

Tornar claro seu objetivo é o primeiro passo para o sucesso.

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Sendo assim, se deseja mudar os hábitos alimentares e deixar sua dieta mais saudável e nutritiva, visando o bem-estar físico e emocional, a dica é não se preocupar com o “como”.

Se você decidiu comer bem e quer priorizar a saúde acima de tudo, provavelmente se deparou com uma variedade de dietas, textos de autoajuda e orientações diversas na internet, certo?

Então, o segredo é desafiar suas desculpas e começar agora mesmo, além, é claro, de ir celebrando cada vitória, uma a uma.

Por que não criar uma conexão emocional com o que tanto deseja?

De acordo com Regan Hillyer, autor de Be Your Brand, manifestar a realização daquilo que instituiu como meta é fundamental. Nunca somos tão fortes do que quando acreditamos ser.

É bom se sentir realizado, não é? Triplique esse sentimento e verá o resultado disso a cada dia.

Agora, pensa comigo: se você tem o hábito de usar sua mente contra você, o que vai perder ao tentar usá-la a seu favor? Não estou falando de criar expectativas, mas, sim, treinar o controle das suas emoções. Você terá apenas benefícios ao concentrar esforços onde realmente importa.

Lembre-se: a mente humana tem lá suas fraquezas, mas só você pode transformar as pedras em degraus. Aceita o desafio? Então, vamos lá!

Confira 7 dicas para comer bem e sem peso na consciência:

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1) Consumir mais frutas e verduras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias de frutas, verduras e hortaliças. Se o paladar não se agrada com algo, a dica é ter outras opções de frutas e vegetais disponíveis para consumo. Cuidar do aspecto visual do prato também pode ser interessante. Uma aparência bonita tende a chamar atenção.

2) Variar os alimentos

Variedade significa alimentos de todos os tipos, incluindo grãos, verduras, legumes, tubérculos, frutas, castanhas e nozes, cogumelos, leite, ovos, carnes e peixes.

3) Invista nos alimentos de verdade

As comidas de verdade são alimentos de um só ingrediente, ricos em vitaminas e minerais. Eles não possuem aditivos químicos e são geralmente não-processados, como, por exemplo, insumos provenientes de animais e plantas.

4) Preste mais atenção nas embalagens

É na embalagem que você vai encontrar informações sobre a qualidade, data de vencimento e as substâncias que compõem o produto. O rótulo é uma forma de comunicação entre o consumidor e o alimento.

5) Desenvolva habilidades culinárias

Desenvolver e exercitar habilidades culinárias é a regra de ouro para comer bem. Na quarentena, muitas famílias resgataram o preparo das refeições em casa e, consequentemente, começaram a se alimentar melhor e gastar menos. Troque experiências, pegue receitas na internet e se desafie na cozinha!

6) Planeje com antecedência sua semana

Aproveite o domingo para preparar seu cardápio semanal. Invista em saladas; proteínas (carne, frango, peixe ou ovo); arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinoa, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce, entre outros; e guarnições (verdura ou legume cozido no vapor, refogado ou ainda assado).

7) Se dê recompensas

Escolha apenas uma refeição para comer o que quer. Por exemplo, se comeu massa no almoço, evite fast-food no jantar. Um chocolate meio amargo, desde que não ultrapasse 30g por dia, é uma excelente sugestão.

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